Clube da Flauta

Luciana Stadniki Morato Martins²

Antenor Ferreira Corrêa³

A partir das diversas perspectivas cognitivas e epistemológicas, é possível conjecturar que o processo de ensino e aprendizagem no campo da música pode ocorrer por meio da observação e da imitação de modelos. Nessa linha de pensamento, o presente artigo evidencia conceitos e pesquisas de autores que tratam a modelação como condição importante para o desenvolvimento da performance musical do aluno. A estratégia utilizada aponta resultados positivos para o aperfeiçoamento da prática deliberada do estudo de um instrumento musical de forma mais eficaz e motivadora. O exercício da modelação pode ocorrer tanto por meio da observação virtual (gravações de áudio e vídeo) de modelos profissionais, quanto pela observação direta da performance instrumental do professor como referência. Em vista disto, ambos os procedimentos devem ser relevados, sobretudo em consideração à facilidade de acesso a esses conteúdos disponibilizados em repositórios na Internet. As conclusões apontam que a modulação não se limita à mera imitação do modelo, mas contribui para a construção de interpretações criativas e originais por parte dos alunos para a execução das obras musicais.

Leia o artigo na íntegra:

https://www.clubedaflauta.com.br/wp-content/uploads/2020/03/e-book-ProfArtes-Ensino-e-Pesquisa-em-Artes.pdf

1 Essa publicação foi concebida durante o III ColoqueArte – Colóquio do Mestrado Profissional em Artes da UnB e Simpósio de Educação Musical – realizado em março de 2019 em Brasília e financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) por meio de seu Edital 2/2018. Referência: CORRÊA, Antenor  Ferreira  e  NARITA,  Flávia  Motoyama (orgs).    Ensino  e  Pesquisa  em Artes: experiências no âmbito do ProfArtes. Goiânia: Gráfica UFG, 2019. ISBN: 978-85-495-0309-1.

 

2   Mestranda  do  curso  de  Mestrado  Profissional  em Artes.  Detém  titulação  de  pós-graduação  com especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (2007, Arteduca/UnB), graduação em Educação Artística e Bacharelado em Flauta Transversal (1994, UnB). Possui cursos na área de educação a distância e  mediação pedagógica em ambiente virtual de aprendizagem. É premiada pela Academia Nacional de Música do Rio de Janeiro (1999). Lançou em 2004, o CD: Dolce Duo, O Brasil em Harpa e Flauta. É professora de flauta transversal pela Escola de Música de Brasília e flautista integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (Brasília/ DF).

 

3 Professor associado da Universidade de Brasília; doutor em música pela Universidade de São Paulo (bolsa CAPES); Pós-doutor pela University of California (bolsa CAPES); Pós-doutor pela Universidade de Granada (bolsa Fundación Carolina). Coordena pesquisa de cooperação internacional com a Örebro Universitet -Suécia (fomento CAPES/STINT). É compositor, arranjador e percussionista; autor dos livros: Estruturações Harmônicas Pós-tonais (Edunesp, 2006) e Análise Musical como Princípio Composicional (Editora UnB, 2014); produtor dos documentários Música Eletroacústica no Brasil (TVUnicsul, 2009) e Dori Caymmi: Declarações de um Brasileiro (UnB-TV, 2015). Lançou 3 Cds e criou diversas obras áudio- visuais. Coordena o MediaLab – Laboratório de Arte Computacional da UnB.